O impulso controlador de uma certa esquerda não arrefeceu com a crise que se vive.
Depois da verdadeira caça às bruxas que, pouco a pouco, se tem vindo a tecer contra os fumadores, os pretensos donos da moral dos outros fazem uma nova investida, desta vez contra a comida chamada de fast-food.
O bastonário da ordem dos médicos acha que é reeducando fiscalmente o público ignorante e labrego que se resolve os problemas da saúde. Eu a ele preferia alargar o acesso à formação de médicos e assim possibilitar que milhares de portugueses pudessem ter acesso a um médico de família, o que não acontece em resultado da pressão que o lobby que representa exerce dentro do estado.
Fazendo um esforço por observar o fenómeno a uma distância maior podemos também ver uma das diferenças na acção da esquerda e da direita. Se um 'perigoso' liberal de direita não gostar de fast-food simplesmente escolhe uma alternativa. Já um indivíduo de esquerda, solidário e preocupado com o próximo, além de não frequentar as catedrais das calorias acha que os demais devem ser impedidos de o fazer.
A liberdade é bonita mas é nas cantigas de Abril, de resto só atrapalha.
Leitura diária
Debaixo de olho
O Futuro e os seus inimigos
de Daniel Innerarity
Um livro que aposta numa política do optimismo e da esperança numa ocasião em que diminui a confiança no futuro. Boa parte dos nossos mal-estares e da nossa pouca racionalidade colectiva provém de que as sociedades democráticas não mantêm boas relações com o futuro. Em primeiro lugar, porque todo o sistema político, e a cultura em geral, estão virados apenas para o presente imediato e porque o nosso relacionamento com o futuro colectivo não é de esperança e projecto mas de precaução e improvisação. Este livro procura contribuir para uma nova teoria do tempo social na perspectiva das relações que a sociedade mantém com o seu futuro: de como este é antevisto, decidido e configurado. Para que a acção não seja reacção insignificante e o projecto se não converta em idealismo utópico, é necessária uma política que faça do futuro a sua tarefa fundamental
Teorema
Cachimbos: Marcas, Fabricantes e Artesãos
de José Manuel Lopes
O mais completo livro sobre cachimbos, da autoria do jornalista José Manuel Lopes, presidente do Cachimbo Clube de Portugal. Profusamente ilustrada, esta obra a que poderíamos chamar enciclopédica, dá-nos ainda em anexo uma completíssima lista de clubes e associações do mundo inteiro e dos seus sites.
Quimera
25 abril(4)
31 da armada(2)
alemanha(8)
alsacia(2)
andorra(2)
angola(12)
ano novo(3)
antuerpia(3)
asseio(4)
auschwitz(5)
austria(3)
be(3)
belgica(3)
berlim(8)
blasfemias(11)
blogs(7)
california(11)
canterbury(3)
cinema(2)
coast to coast(79)
colmar(3)
constituição(3)
copenhaga(3)
corta-fitas(6)
crise(14)
cristianismo(2)
d day(4)
democracia(9)
desporto(4)
dinamarca(4)
direita(4)
eleiçoes(7)
emigraçao(2)
ensino(7)
escocia(10)
espanha(6)
esquerda(7)
estado(4)
eua(85)
europa(9)
expresso(4)
facebook(3)
filatelia(26)
filosofia(3)
fmi(7)
forte apache(3)
frança(27)
futebol(11)
futuroscope(6)
governo ps(64)
governo psd(4)
grand canyon(4)
imagens(213)
inglaterra(3)
inter rail(38)
irao(15)
islão(4)
jornal i(3)
juncal(11)
justiça(4)
las vegas(8)
liberalismo(5)
liberdade(12)
londres(3)
madeira(3)
moçambique(3)
natal(4)
omaha beach(4)
orçamento(6)
overprint(3)
pais de gales(13)
paris(3)
polonia(6)
portugal(13)
ppc(6)
praga(5)
ps(11)
psd(14)
publico(7)
recortes(55)
reino unido(44)
rep checa(5)
route66(5)
rugby(5)
sindicatos(3)
socialismo(47)
socrates(71)
suiça(7)
teerao(13)
ue(6)
yorkshire(8)