B-25 - Mitchell
Bombardeiro de média capacidade. Entrou ao serviço da USAF em 1941 e voo até ao ano de 1979 (Indonésia).
Tornou-se muito conhecido e popular após a missão conhecida por Doolittle Raid, que se realizou em 1942, logo após o ataque surpresa a Pearl Harbour. A missão teve como objectivo mostrar aos japoneses que também eles eram vulneráveis, e assim leva-los a re-posicionar as suas forças. Serviu também para levantar a moral aos americanos.
A distância de Tóquio e a ausência de pistas de aviação aliadas num raio de acção útil, fez com que os 16 bombardeiros B25 - Mitchell tivessem de levantar do porta aviões USS Hornet, o que para um avião bombardeiro foi algo de inédito. A missão também ficou conhecida por 'trinta segundos sobre Tóquio', cidade onde fez estragos muito ligeiros, mas ainda assim, atingiu todos os objectivos a que se propôs.
Por questões de autonomia todos sabiam não ter capacidade para voltar e por isso alguns aterraram na China (inimiga do Japão), outros na URSS, sendo que alguns ainda tiveram de amarar sem combustível. Este episódio está muito bem retratado no filme Pearl Harbour.
O B-25 da foto serviu no Norte de África, mas é do mesmo modelo que os homens de Doolitle utilizaram.
Leitura diária
Debaixo de olho
O Futuro e os seus inimigos
de Daniel Innerarity
Um livro que aposta numa política do optimismo e da esperança numa ocasião em que diminui a confiança no futuro. Boa parte dos nossos mal-estares e da nossa pouca racionalidade colectiva provém de que as sociedades democráticas não mantêm boas relações com o futuro. Em primeiro lugar, porque todo o sistema político, e a cultura em geral, estão virados apenas para o presente imediato e porque o nosso relacionamento com o futuro colectivo não é de esperança e projecto mas de precaução e improvisação. Este livro procura contribuir para uma nova teoria do tempo social na perspectiva das relações que a sociedade mantém com o seu futuro: de como este é antevisto, decidido e configurado. Para que a acção não seja reacção insignificante e o projecto se não converta em idealismo utópico, é necessária uma política que faça do futuro a sua tarefa fundamental
Teorema
Cachimbos: Marcas, Fabricantes e Artesãos
de José Manuel Lopes
O mais completo livro sobre cachimbos, da autoria do jornalista José Manuel Lopes, presidente do Cachimbo Clube de Portugal. Profusamente ilustrada, esta obra a que poderíamos chamar enciclopédica, dá-nos ainda em anexo uma completíssima lista de clubes e associações do mundo inteiro e dos seus sites.
Quimera