Concordo totalmente.
É um filme que faz esquecer, apesar de ser a preto e branco, os celulares. O que mostra a sua pujança. Poucas películas conseguem tal proeza.
Creio que não seria ilógico pensar que é a genese do filme culto, mundialmente conhecido, de Meirelles "A Cidade de Deus".
Mas Manoel de Oliveira também tem outros grandes filmes.
Eu continuo a estranhar que em Portugal Manoel de Oliveira não seja apreciado ou conhecido.
Nuno
Manuel de Oliveira é bastante conhecido em Portugal, enquanto figura publica. Já enquanto cineasta não será muito apreciado, talvez porque os seus filmes de referência tenham um género muito próprio, com muitos momentos exclusivamente estéticos.
Há dias ouvi-o numa entrevista a dizer que o movimento distrai. Quem sou eu para o questionar, mas, ao fim e ao cabo, o cinema distingue-se da fotografia pelo movimento...
Mas o Aniki-Bóbó é algo completamente diferente do cinema português daquela época e ainda hoje tem a capacidade de conquistar o público mais jovem e habituado aos efeitos especiais de Hollywood e estou certo que daqui a um século essa aura menter-se-á.
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