De Marco a 16 de Dezembro de 2010 às 23:45

Os países das economias emergentes estão em força ...

Os países da velha Europa de calças na mão devido à crise económica causada por um conjunto de gananciosos , um misto entre a banca e a especulação, uma elite de economistas falhados cujo objectivo é o lucro fácil, a exploração do sistema económico obsoleto, têm de aceitar ajudas vindas de todo o lado, de economias claramente mais pujantes.

Portugal? à imagem do seu líder , aceitou de bom grado a ajuda desse país democrático que é a China, já tinha sido a Venezuela, de seguida será a Líbia e por ai fora ...

Em suma, receber ajuda de países cuja preocupação com os direitos não é uma prioridade não é de estranhar olhando para a realidade que temos, o que interessa mesmo é manter o poleiro e se possível encher os bolsos até novas eleições.

Basta olhar para este imagem ridícula, todos sabemos que a actual ministra do trabalho foi uma figura destacada do sindicalismo europeu, agora com sede de poder, é vê-la no mais recente ataque à classe trabalhadora, com esta nova medida que não é mais que liberalizar os despedimentos.

Mas claro, é uma medida que visa aumentar a competitividade da economia portuguesa, claro, despedimentos fáceis, contratação de novos empregados a ganhar menos e trabalhar mais, ou seja, exploração da mão de obra, e estamos de volta ao inicio.... CHINA


De Paulo Sousa a 17 de Dezembro de 2010 às 00:47
Marco,

Concordo apenas no 'não gostar' deste governo.
Os acordos da Organização Mundial de Comércio dos anos 90 que abriram as portas dos produtos originários dos marcados emergentes, um dos factores mais marcantes do que podemos chamar processo de globalização, constituíram uma boa nova para milhares de milhões de pessoas que assim saíram da pobreza mais abjecta. Basta ver as recentes classes médias do Brasil, da Índia, da China, e lembrar-mo-nos que há uma década atrás estes países não tinham classe média para ver a dimensão da coisa.
Não deixa de ser curioso constatar que esta extraordinária evolução aconteceu em consequência de políticas liberais.
Alguma esquerda lembrará com nostalgia as petições pelo perdão da dívida dos países do terceiro mundo e as vigílias contra a fome no mundo e claramente que preferia a relação sobranceira entre o doador e o pedinte.
O revés deste processo é que os três blocos económicos de referência da segunda metade do sec. XX, a Europa, os EUA e o Japão (o G8 foi alargado a G20), perderão e já estão a perder importância e terão de se ajustar a esta nova realidade, o que na pratica se traduz naquilo que já estamos a ver, diminuição da produção, perda de emprego e de protagonismo.
Neste quadro global, Portugal é apenas um peão incapaz de influenciar o que quer que seja e sem capacidade de reagir no sentido necessário, que é fazer o que a Europa mais desenvolvida fez há muito, e que é apostar nos sectores inovadores e de elevado valor acrescentado, sectores onde os mercados emergentes são apenas compradores e onde não podem concorrer com as suas economias baseadas em mão de obra barata. Existem ilhas de excelência, mas insuficientes para inverter a tendência de empobrecimento que estranhamente, ou não, coincide os anos de ouro do socialismo português.


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.